sábado, 2 de fevereiro de 2008

Margarina x Creme vegetal, o que comprar?


A PRO TESTE testou 39 margarinas e cremes vegetais e descobriu boas opções. O grande problema é distinguir um produto do outro.
Margarina ou creme vegetal? Análise feita pela PRO TESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apontou os cremes vegetais como opções mais sau­dáveis (com menores teores de ácidos graxos saturados e trans). Melhores até que as margarinas lights. No teste de degustação não se percebeu a diferença entre as margarinas e os cremes vetais, nem mesmo entre as normais e lights.
A Associação levou para o laboratório 39 pro­dutos, sendo 22 margarinas tradicionais, 11 margarinas lights, 5 cremes vegetais e um creme vegetal light, todos com sal. Foram analisadas as diferenças, vantagens e desvanta­gens para a saúde, rotulagem, quantidade e qualidade da gordu­ra, do sal e, por fim, qual o mais gostoso.
O problema é que nem mesmo lendo a embalagem o consumidor consegue distinguir os diferentes produtos. A informação, nem sempre estava nos rótulos. Nenhum dos rótulos analisados foi considerado ideal. A denominação errada do fabricante e a indicação da tempeuratuda de conservação foi o que mais tirou ponto na avaliação das marcas. A Doriana light informa no rótulo que é um creme vegetal light, e logo abaixo, em espanhol, que é margarina light.
Havia uma margarina com 80% de gordura e outra, com 20%. Por isso,foram encontradas margarinas comuns mais lights do que as comuns. Isso se deve à legislação do setor que é muito permissiva. Tão permissiva que nem garante que os cremes vegetais estejam livres de gordura animal. Por isso, a PRO TESTE, com base nos resultados desta avaliação, notificará o Ministério da Agricultura e a Anvisa por permitirem o desrespeito ao consumidor.
Ao final, o creme vegetal Sadia Vita ficou com o título de o melhor do teste e a escolha certa ficou com o Deline Lanche. Nesta avaliação houve ainda um produto considerado o barato do teste: o Soya. Ele apresenta qualidade acima de aceitável e com um preço bem abaixo dos demais. Entre as margarinas light o título de o melhor do teste, e de a escolha certa, ficaram com a Qualy Light e, entre as tradicionais, com a Qualy Cremosa. A íntegra da avaliação na revista PRO TESTE no 50 de agosto, que é distribuída exclusivamente aos 150 mil associados e disponibilizada no site:
www.proteste.org.br.
Foram testados os cremes vegetais: Sadia Vita, Deline Lanche, Becel, Becel Pró-Active e Soya Lanche. E Doriana como creme vegetal light. Entre as margarinas lights foram avaliadas: Qualy light, Primor light, Delícia light, Carrefour Cremosa Light, Extra Light, Good Light (Pão de Açúcar), Great Value Light (Wal-Mart), Mais por Menos Light (Wal-Mart), Piraquê Light, Sendas Light, e Vigor Light.
Entre as margarinas tradicionais foram analisadas: Qualy cremosa, Leco cremosa, Doriana Vital, Delícia cremosa, Cyclus Saúde, Doriana Cremosa , Claybom cremosa, Mesa, Cyclus Vitalidade, Carrefour cremosa, Mesa, CompreBem cremosa, Extra cremosa, Franciscano, Great Value (Wal-Mart), Pão de Açúcar cremosa, Piraquê Alva, Piraquê cremosa, Piraquê Lev& Cremosa, Primor cremosa, Sendas Cremosa, Vigor cremosa e Villalva.
Para maiores informações, ver matéria publicada na Revista Pro Teste de agosto de 2006.
Postado por Carlos Dantes e Eliana

Um comentário:

Alainmartinsdoces.com disse...

Margarina x Manteiga ?

A margarina surgiu na Franca, na época a manteiga um produto muito muito caro e escasso pela falta de leite, então o Rei Francês mandou produzir um produto BARATO para a população em geral, portanto no que se vê o Brasil COMPROU a propaganda de que margarina faz bem para a saúde. TODO produto hidrogenado tem TRANS, ou seja, essa GORDURA não dissolve, já o que ocorre com a manteiga nas coronárias, se todos voltassem a comprar manteiga o preço cairia. Ah, por favor ninguém necessita comer 2,3 pães francês pela manha. Um já basta, porque Francês não e gordo? Paz, saúde