sábado, 2 de fevereiro de 2008

Aditivos sintéticos, podem prejudicar a saúde


Abaixo estão listados os 12 aditivos sintéticos mais comuns, que devem ter um consumo restrito ou evitado e seus riscos para a saúde humana:

Gorduras Hidrogenadas: riscos de doenças cardiovasculares e obesidade.

Corantes Artificiais para alimentos: alergias, asma, hiperarividade, possibilidade de serem substâncias carcinogênicos (que induzem o aparecimento de cânceres).

Nitritos e Nitratos: essas substâncias podem gerar nitrosaminas no organismo, que podem ser cancerígenas.

Sulfitos (dióxido de enxofre, metabisulfito, e outros): reações alérgicas e asmáticas.

Açúcares e Adoçantes: obesidade, cáries, diabetes, hipoglicemia, incremento de triglicerídeos (gordura na corrente sanguínea) ou candidíase.

Adoçantes artificiais (Aspartame, Acesulfame K e Sacarina): problemas de comportamento, hiperativiade, alergias e possivelmente carcinogênicos. O governo desaconselha o uso de adoçantes artificiais para crianças e mulheres grávidas. Qualquer pessoa com fenilcetonúria (com incapacidade para metabolizar o aminoácido "fenilalanina" presente nas proteínas) não deve usar o aspartame.

Glutamato monosódico: alergias e reações como dores de cabeça e depressão, também pode agir como uma neurotoxina.
Conservantes (Butil Hidroxitolueno – BHT; Butil Hidroxianisol – BHA; Cálcio Dissódico – EDTA, entre outros): reações alérgicas, hiperatividade, possibilidade de causar câncer. O BHT pode ser tóxico para o sistema nervoso.

Flavorizantes Artificiais: alergias e alterações no comportamento.

Farinhas refinadas: baixo teor de calorias, desbalanceamento de carbohidratos, alterações na produção de insulina.

Sal (excesso): retenção de líquidos no corpo e aumento da pressão arterial.

Olestra (um tipo de gordura artificial): diarréia e distúrbios digestivos.

Material bibliográfico disponível em: http://www.planetaorganico.com.br/saudnut2.htm

Postado por Carlos Dantes e Eliana


Tira manchas, algumas dicas.



Dicas para tirar as mais diversas manchas :
1- De graxa
Dê preferência na hora em que acontecer. Pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio. Deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita. Depois escove e lave normalmente.

2- De iodo
Mergulhe o tecido manchado em uma bacia com leite bem quente. Deixe de molho até esfriar e lave normalmente.
3- De ketchup e mostarda
Após mergulhar o tecido em água fresca, coloque detergente e vinagre branco na mancha. Enxágüe com água e deixe secar naturalmente. Se mesmo assim a mancha persistir, lave com detergente e sabão na água mais quente que o tecido agüentar.
4- De mofo
Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. Deixe a peça ao sol por algumas horas. Lave normalmente, mas separada do resto das roupas.
de molho madeira
Coloque talco na mancha, o mais rápido que puder. Em seguida, lave com água quente até a mancha desaparecer e depois com água morna.
5- De parafina (de vela)
Em caso de parafina branca , raspe o excesso com uma faca. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel. Já a colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.
6- De shoyu
Coloque uma grossa camada de nabo ralado sobre a mancha, deixe por alguns minutos e lave.
de tinta de caneta esferográfica
Coloque leite tipo A no local manchado.Aguarde por cerca de uma hora e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Depois lave com água quente.
7-De tomate
Umedeça um pano em uma mistura de suco de limão e álcool. Esfregue sobre a mancha. Depois pingue sabonete ou sabão líquido sobre a mancha e esfregue com delicadeza. Deixe de molho com sabão de coco em pó antes de enxaguar.
8- De vinho
Para manchas de vinho branco, cubra com sal de cozinha e jogue água com gás. No caso vinho tinto, aplique vinho branco. Outra opção é colocar sal sobre a mancha para absorver o líquido. Em seguida, esfregue com um cubo de gelo e lave com água fria.

Postado por Carlos Dantes e Eliana

Margarina x Creme vegetal, o que comprar?


A PRO TESTE testou 39 margarinas e cremes vegetais e descobriu boas opções. O grande problema é distinguir um produto do outro.
Margarina ou creme vegetal? Análise feita pela PRO TESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor apontou os cremes vegetais como opções mais sau­dáveis (com menores teores de ácidos graxos saturados e trans). Melhores até que as margarinas lights. No teste de degustação não se percebeu a diferença entre as margarinas e os cremes vetais, nem mesmo entre as normais e lights.
A Associação levou para o laboratório 39 pro­dutos, sendo 22 margarinas tradicionais, 11 margarinas lights, 5 cremes vegetais e um creme vegetal light, todos com sal. Foram analisadas as diferenças, vantagens e desvanta­gens para a saúde, rotulagem, quantidade e qualidade da gordu­ra, do sal e, por fim, qual o mais gostoso.
O problema é que nem mesmo lendo a embalagem o consumidor consegue distinguir os diferentes produtos. A informação, nem sempre estava nos rótulos. Nenhum dos rótulos analisados foi considerado ideal. A denominação errada do fabricante e a indicação da tempeuratuda de conservação foi o que mais tirou ponto na avaliação das marcas. A Doriana light informa no rótulo que é um creme vegetal light, e logo abaixo, em espanhol, que é margarina light.
Havia uma margarina com 80% de gordura e outra, com 20%. Por isso,foram encontradas margarinas comuns mais lights do que as comuns. Isso se deve à legislação do setor que é muito permissiva. Tão permissiva que nem garante que os cremes vegetais estejam livres de gordura animal. Por isso, a PRO TESTE, com base nos resultados desta avaliação, notificará o Ministério da Agricultura e a Anvisa por permitirem o desrespeito ao consumidor.
Ao final, o creme vegetal Sadia Vita ficou com o título de o melhor do teste e a escolha certa ficou com o Deline Lanche. Nesta avaliação houve ainda um produto considerado o barato do teste: o Soya. Ele apresenta qualidade acima de aceitável e com um preço bem abaixo dos demais. Entre as margarinas light o título de o melhor do teste, e de a escolha certa, ficaram com a Qualy Light e, entre as tradicionais, com a Qualy Cremosa. A íntegra da avaliação na revista PRO TESTE no 50 de agosto, que é distribuída exclusivamente aos 150 mil associados e disponibilizada no site:
www.proteste.org.br.
Foram testados os cremes vegetais: Sadia Vita, Deline Lanche, Becel, Becel Pró-Active e Soya Lanche. E Doriana como creme vegetal light. Entre as margarinas lights foram avaliadas: Qualy light, Primor light, Delícia light, Carrefour Cremosa Light, Extra Light, Good Light (Pão de Açúcar), Great Value Light (Wal-Mart), Mais por Menos Light (Wal-Mart), Piraquê Light, Sendas Light, e Vigor Light.
Entre as margarinas tradicionais foram analisadas: Qualy cremosa, Leco cremosa, Doriana Vital, Delícia cremosa, Cyclus Saúde, Doriana Cremosa , Claybom cremosa, Mesa, Cyclus Vitalidade, Carrefour cremosa, Mesa, CompreBem cremosa, Extra cremosa, Franciscano, Great Value (Wal-Mart), Pão de Açúcar cremosa, Piraquê Alva, Piraquê cremosa, Piraquê Lev& Cremosa, Primor cremosa, Sendas Cremosa, Vigor cremosa e Villalva.
Para maiores informações, ver matéria publicada na Revista Pro Teste de agosto de 2006.
Postado por Carlos Dantes e Eliana